O RAMO BRASILEIRO DOS AGUINAGA


Origem:

    O ramo brasileiro descende do tronco formado por Joaquim José Pereira de Faro, Barão do Rio Bonito(1768-1843).
    Joaquim José, nasceu na cidade de Braga em 7 de março de 1768, vindo para o Brasil com Dom João VI de quem era amigo pessoal e, mais tarde, também de Dom Pedro I.
    Foi condecorado com o hábito da Ordem de Cristo (Cavaleiro Professo) a 13 de maio de 1808, e, novamente, com o mesmo hábito com 12$000 de tença efetiva a 3 de maio de 1819. Foi um dos primeiros desbravadores de Barra de Piraí onde obteve sesmaria em 1821 (São João Marcos) e sesmaria em Rezende (1826).
    Cavaleiro da Imperial Ordem do Cruzeiro a 12 de outubro de 1828, Coronel de Infantaria reformado, membro da Junta Administrativa da Caixa de Amortização, negociante matriculado na corte do Rio de Janeiro e, em 1840, um dos diretores da Imperial Companhia de Estrada de Ferro, empreendimento malogrado que deu lugar, mais tarde, a Estrada de Ferro Dom Pedro II.
    Fundador e Conselheiro do Montepio Geral em 1841, fidalgo cavaleiro da Casa Imperial, confirmado o uso de brasão de armas por carta de 14 de maio de 1841 e 6 de outubro de 1841, agraciado com a mercê de Barão de Rio Bonito (1o).
    Quando faleceu deixou diversas fazendas situadas em terras então pertencentes à Vassouras, Valença e Piraí. Essas fazendas que surgiram das referidas sesmarias acima, eram as seguintes: Fazenda Sant'Anna do Paraíba, confrontando com as de herdeiros de Manuel Caetano Fraga, e João Pereira da Silva; Fazenda São Joaquim das Ipiabas, constante de uma sesmaria com uma légua em quadra confrontando com João Pereira da Silva, Antonio Luiz Pedro de Souza e Antonio Gonçalves de Morais; Fazenda Boa Esperança, confrontando com a anterior; Fazenda União, Fazenda São João Batista, Fazenda Boa Vista e a sesmaria de Ipiranga, em terras de Vassouras, onde seu filho Camilo José Pereira de Faro fundou a Fazenda de Poucinho.
    Grande parte do ano passava-o na Fazenda Sant'Anna do Paraíba ou na de São Joaquim das Ipiabas. Na corte do Rio de Janeiro, residia nos últimos anos num vasto palacete com boa chácara no Morro do Senado; depois de sua morte e de sua viúva em 1854 nele se instalou o Instituto dos Meninos Cegos do Brasil, fundado em 1854.
    O Casamento:
    I - Joaquim José Pereira de Faro casou-se no Rio de Janeiro em 1 de novembro de 1793, aos vinte cinco anos, com Ana Rita do Amor Divino, filha de Antonio José Ferreira e de Agueda Felicia do Amor Divino.
    Tiveram nove filhos, a saber:
      I - 1 - Joaquim, por volta de 1794, falecido menor.
      I - 2 - Emiliana Candido de Faro, casou-se com Joaquim de Matos Costa.
      I - 3 - João, falecido menor.
      I - 4 - Ana Balbina de Faro, casou-se com Antonio Soares Pinto.
      I - 5 - Joaquim José Pereira de Faro, casou-se com Angélica Joaquim Vergueiro.
      I - 6 - João Pereira Derrigue de Faro(2o Visconde de Rio Bonito) casou-se com Mariana Joaquim da Fonseca.
      I - 7 - Candida Pereira de Faro, falecida menor.
      I - 8 - Luiz Pereira Ferreira de Faro, casou-se com sua sobrinha Maria Madalena de Matos.
      I - 9 - Candido José Pereira de Faro, casou-se Brasilina Eufrosina de Vasconcelos.

    Segunda Descendência (II):
    I - 2 - Emiliana Candido de Faro casou-se com Joaquim de Matos Costa.
    Tiveram 8 filhos, a saber;
      II - 1 - Joaquim, falecido menor.
      II - 2 - Maria Madalena de Matos, casou-se com o tio Luiz Pereira Ferreira de Faro.
      II - 3 - João de Matos Costa, casou-se com Emilia Vitória de Cerqueira Lima (Missy).
      II - 4 - Joaquim de Matos Costa, falecido menor.
      II - 5 - Ana Rita de Matos Costa, casou-se com Antonio Martins Lage.
      II - 6 - Emerenciana Candida de Matos (Chuchara), casou-se com Dionísio de Lizzarralde.
      II - 7 - Manuel de Matos Costa.
      II - 8 - Isabel Augusta de Matos, casou-se com Pedro de Aguinaga.

    Terceira Descendência (III):
    II - 8 - Isabel Augusta de Matos, casou-se com Pedro de Aguinaga.
    Tiveram 3 filhos, a saber:
      III - 1 - Celestina de Aguinaga, falecida em 29 de janeiro de 1855.
      III - 2 - Pedro de Aguinaga, casou-se com Honorina Pinto Palhares.
      III - 3 - Heloisa de Aguinaga, falecida solteira em 14 de janeiro de 1919.

    Os Palhares:
    A família Palhares, originária de Portugal, instalou-se no Rio de Janeiro onde se tornaram prósperos comerciantes. Eram três irmãos: Francisco de Paula, Joaquim e Maria Ùrsula.
    O segundo, Joaquim Palhares - o Tio Quincas - comerciante de posses, morou grande parte de sua vida na Europa; Maria Úrsula casou-se e foi viver em São Paulo.
    Francisco de Paula Palhares era o decano dos corretores da bolsa de valores, muito conceituado, e segundo descrição do jornal "Cidade do Rio" sob a direção de José do Patrocínio, na edição do dia 26 de setembro de 1889, no artigo de primeira pagina ilustrado com sua caricatura:
    "Não precisa ir aos negócios, os negócios vêm a ele, como a montanha do profeta e ele os escolhe rapidamente como um pagador experimentado que reconhece as notas falsas pelo simples tato".
    "Educado na casa Mauá", ainda informa o artigo, "onde passou dez anos de sua mocidade, o Sr. Palhares, da convivência do velho financeiro, do imortal cidadão a quem a nossa pátria deve a iniciação de sua grande vida industrial e comercial, guardou os rasgos cavalheirescos, o entusiasmo pelos cometimentos grandiosos. Para fazer-lhe a biografia instantânea basta circunscrever-lhe a vida a estas palavras; Francisco Palhares é o trabalho, o cavalheirismo e a honra."
    Francisco de Paula Palhares, de estatura mediana, gordo, enfronhado em um paletó curto, mas movia-se com agilidade em passos curtos. Espírito folgazão, rindo nas rodas comerciais com a expansibilidade dos vinte anos, sempre do número dos primeiros em gentilezas e cavalheirismo, com a bolsa e o coração abertos para dividir, como um fidalgo.
    A fisionomia redonda, com olhos ligeiramente saltados, dava-lhe um aspecto oriental.
    Casou-se com Elisa da Silva Pinto, da pequena burguesia da época, jovem de rara beleza que ainda hoje se pode admirar no quadro pintado por Décio Villares de posse da família.
    Francisco de Paula Palhares levava vida de homem rico que seus altos proventos na bolsa permitiam. Possuía mansão em Petrópolis, na Rua Montecaseros, logo após a igreja do Sagrado Coração, onde dava saraus em que compareciam os grandes cantores líricos das companhias européias que aportavam ao Rio de Janeiro.
    A sua casa na Capital era uma chácara, em Botafogo, que se estendia da Rua São Clemente à Rua Voluntários da Pátria através da qual foi aberta, mais tarde, a Rua Sorocaba.
    As festas que dava em sua casa eram famosas e reunia a melhor sociedade e onde só se servia do que havia de melhor.
    Tiveram dois filhos, a saber:
      III - 1 - Francisco
      III - 2 - Honorina.

    Com a morte da esposa que deixou os filhos em tenra idade, casou-se Francisco de Paula com a cunhada Adelaide da Silva Pinto.
    Tiveram seis filhos:
      III - 3 - Adelaide (tia Zinha)
      III - 4 - Mario
      III - 5 - Noemia
      III - 6 - Esther
      III - 7 - Ruth
      III - 8 - Raul

    Por ocasião do casamento de sua filha do primeiro matrimonio, Honorina com Pedro de Aguinaga, Francisco de Paula encontrava-se no apogeu de sua próspera carreira, com fortuna considerável que permitia a toda família, em regime patriarcal, viver na abastança.
    Quarta Descendência (IV):
    III - 2 - Pedro de Aguinaga casou-se com Honorina Pinto Palhares.
    Honorina nasceu no Rio de Janeiro em 24 de janeiro de 1865 e casou-se aos 17 anos com Pedro de Aguinaga, que tinha 28 anos.
    Educada com todo esmero e, apesar de muito jovem falava bem francês, conhecia literatura e possuía sólida formação musical que lhe permitia, em avançada idade, cantarolar as árias das operas famosas.
    Pedro de Aguinaga era um refinado. Oriundo pelo lado materno, de uma família de recursos, fez parte de sua educação na Europa em companhia de seu primo Lage.
    Homem alto, cabelos abundantes e ondeados, testa larga, educado, fino, era figura requestada de grande sucesso na sociedade.
    Não foi difícil conquistar o coração da jovem Honorina. Casaram-se no dia 6 de junho de 1882 e foram passar a lua de mel na propriedade da tia de Pedro, Ana Rita de Matos, irmã de sua mãe que se casara com Antonio Martins Lage. Essa casa é hoje o Parque Lage, no Jardim Botânico.
    Sem filhos durante muito tempo, levavam vida social intensa que não dispensava a freqüência assídua às companhias de comédias francesas e de teatro lírico que visitavam o Rio de Janeiro com regularidade, onde compareciam, tão a gosto de Pedro de Aguinaga, em carro e cavalos exclusivos para essas ocasiões.
    Pintores famosos na época retratavam os membros da família, sendo que alguns quadros chegaram até nossos dias.
    Era uma vida sem preocupações financeiras em que se procurava tirar do momento o que ele pudesse oferecer de agradável.
    Tiveram um filho, a saber:
      IV - 1 - Armando, que foi único, nascido oito anos após o casamento, em 10 de janeiro de 1890, ela já então com 25 anos e ele com 36 anos.

    A Derrocada:
    O início da República, parte ainda em conseqüência da abolição da escravatura, entre outros fatores, provocou transformação radical na política de crédito alfandegária e de investimentos.
    A partir de 1889, o Encilhamento eclode diretamente na Bolsa de Valores, com aumento das transações bursáteis, nem sempre com papeis confiáveis e em 1892 inicia-se acentuado declínio no movimento de venda de ações. As incorporações no início da República foram usadas inúmeras vezes para encobrir a especulação e a má fé.
    Essas oscilações da Bolsa e as especulações envolveram Francisco de Paula Palhares que, para manter seu bom nome, foi se desfazendo de seus bens. Era época em que a honra ainda valia mais do que qualquer fortuna.
    Todos os bens da família foram vendidos: casas, móveis, jóias, carros e cavalos, enfim, tudo que representasse valor para manter limpo o nome de seu chefe.
    Foi a derrocada completa e a família que sempre vivera na abastança, quase que de repente, encontrou-se em completa pobreza.
    Mudaram-se todos para São Cristóvão, à Rua Argentina nº 51, onde, como meio de sobrevivência, abriram um colégio na Rua São Januário em que as irmãs passaram a lecionar.
    Uma das irmãs, Noemia, mais tarde Mére Julieta de Sion, assumiu a direção do colégio, já demonstrando então, os seus grandes dotes de professora e educadora que se confirmaram no Colégio de Sion onde influiu na formação de varias gerações de jovens.
    Corria o ano de 1896, Armando tinha seis anos de idade e foi alfabetizado no colégio da família por sua tia Noemia, a quem sempre dedicou afeição filial.
    Foram tempos difíceis em que as mulheres da família mostraram sua têmpera e não se deixaram abater pelo infortúnio. Francisco de Paula Palhares não se recuperou do abalo sofrido e entrou em processo de esclerose, terminando seus dias em uma cadeira de balanço com um negrinho ao lado para impedi-lo que fosse para a rua, completamente alheio ao que se passava ao redor.
    Aos nove anos Armando inicia precocemente o curso seriado no mesmo colégio, até que sua mãe mudou-se para Petrópolis.
    Os Lage, parentes de Pedro de Aguinaga, possuíam um sitio no Bingen, em Petrópolis, e ofereceram-lhe para que fossem morar lá. Honorina aceitou logo para sair de situação desconfortável de quase dependência dos outros membros da família. Mudou-se no final de 1903, e matriculou o filho na 5a serie do curso seriado do Colégio São Vicente de Paula, então sob orientação dos Padres da Missão Lazaritas, que se localizava na Westfalia, hoje Av. Barão de Rio Branco.
    Honorina mostrou toda sua coragem e apesar da educação e da maneira inteiramente diferente em que crescera, transformou-se em uma mulher do campo, retirando o sustento e a educação do filho da venda do leite e de produtos agrícolas.
    Armando, apenas surgia o dia, montava em um burrico e lá vinha para o colégio, deixando a montaria em um ferreiro próximo. Em 1904, aconselhado por seus professores, devido à sua pouca idade, resolveu repetir a 5a serie para aprofundar seus conhecimentos e atingir a idade mínima para poder cursar uma faculdade.
    Em 1906, cursa o 6º ano, interno, e tem como colegas Ernesto Crissiúma Paranhos e Mario Paranhos, formando laços de amizade com a família Paranhos que se consolidaram com o tempo.
    Terminado o curso seriado volta à família a se reunir em São Cristóvão e matricula Armando na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro.
    O curso de medicina foi feito com grandes dificuldades financeiras, bastando assinalar que durante os anos de estudo, Armando teve apenas um terno de roupa.
    Dois anos antes de sua formatura em 1911, conhece jovem de rara beleza, gaúcha de Pelotas, que viera morar na rua General Bruce nº 95 (depois 283). Começou namoro que iria terminar em casamento. Era Alice de Carvalho d'Avila.
    Os d'Avila:
    Antero Ferreira d'Avila nasceu na Vila de Encruzilhada, Rio Grande do Sul, em outubro de 1845, filho de Antonio Ferreira d'Avila e Dª Theodora Maria de Oliveira.
    Aprendeu as primeiras letras na cidade de Pelotas e estudou os preparatórios em Porto Alegre, no Colégio Fernando Gomes, renomado estabelecimento de ensino onde passaram várias gerações de rio-grandenses notáveis.
    Em 1862, seguiu para São Paulo, matriculando-se na Faculdade de Direito, fazendo com brilhantismo o seu curso de ciências jurídicas e sociais e escrevendo em várias revistas literárias.
    Cursava o 4o ano quando foi convidado pelo então Presidente da Província de São Paulo, Desembargador Tavares Bastos, para ser seu secretário particular, lugar que exerceu até sua formatura.
    Regressando formado ao Rio Grande do Sul, permaneceu algum tempo na capital, colaborando então na "Reforma", um jornal local.
    Mais tarde abriu banca de advogado na sua terra natal, tendo aí servido como 1o Juiz Municipal do Município, Promotor interino, Inspetor Escolar e Vereador na Câmara.
    Foi, depois, eleito Deputado Provincial e em 1897, transferiu sua residência para Porto Alegre, onde exerceu cargos públicos de destaque.
    Em 1881, foi eleito deputado a Assembléia Geral, não chegando a tomar assento na Câmara por ter sido anulado o seu diploma, em conseqüência de mudanças políticas.
    Mudou-se para Pelotas, já casado com Ana Delfina de Carvalho d'Avila e teve quatro filhas, a saber:
      IV - 1 - Aracy
      IV - 2 - Alaíde
      IV - 3 - Alice
      IV - 4 - Arina

    Por serviços prestados na guerra do Paraguai foi agraciado com a comenda de Cavaleiro da Ordem de Cristo e a Câmara Municipal de Porto Alegre lhe conferiu em sessão solene, o titulo de benemérito por ter alforriado grande número de escravos à sua custa.
    Quando se operou a mudança de regime em 1889, já estava afastado da política e mudara-se para o Rio de Janeiro, vindo morar na rua General Bruce nº 95, São Cristóvão, onde faleceu no dia 8 de agosto de 1909.
    O livro "Homens Ilustres do Rio Grande do Sul", fls. 275/277 termina sua biografia com essas palavras:
    "...foi um rio-grandense verdadeiramente notável pelo talento, pelo saber, pelo caráter e pelo coração".
    Sua filha Alice, gaúcha de Pelotas, tinha 20 anos quando se casou com Armando Aguinaga.
    Quinta Descendência (V):
    Alice d'Avila Aguinaga - Armando Palhares Aguinaga
    IV - 3 - Alice d'Avila Aguinaga e Armando Palhares Aguinaga casaram-se no dia 11 de janeiro de 1912, na igreja de N. S. da Conceição, na Gávea, ele com 22 anos e ela completaria 21 anos uma semana depois, no dia 19 de janeiro, conforme consta no Registro Civil da 9a Circunscrição, nas fls. 151 do livro 19.
    Casados embarcaram pelo trem da Central do Brasil para Lençóis, no interior de São Paulo. Recebeu do tio Lage 50 mil reis para ajudar no começo da vida.
    Depois de viagem estafante, mal o trem deixara a estação de Lençóis, os recém-casados tiveram experiência desagradável: toda a sua bagagem, com os pertences do enxoval e o necessário para se instalarem fora despachado para Lençóis, cidade do mesmo nome no interior da Bahia.
    O desastre foi amenizado por um casal de que se tornaram amigos, Sebastião e Romilia Azevedo que lhes forneceu o necessário para que pudessem aguardar o retorno da bagagem extraviada.
    Esse início serviu para mostrar que as coisas não seriam fáceis e o futuro lhes aguardava uma vida dura e trabalhosa. E assim foi.
    Os Paranhos possuíam uma fazenda na região, administrada por César Paranhos que se encarregou de apresentar pessoalmente o jovem médico aos outros fazendeiros para que cuidasse da saúde dos colonos.
    Lençóis, que mais tarde recebeu a designação de Paulista para diferenciá-la da cidade baiana do mesmo nome, fora fundada há poucos anos e oferecia vasto campo de trabalho para um médico que desejasse se empenhar na profissão. Não faltava a Armando Aguinaga ânimo para o trabalho e entusiasmo pela medicina, e dentro de pouco tempo não havia mãos a medir com a clientela que o procurava resultado de sua dedicação a todos, indistintamente. Alice, apesar da idade, tornou-se companheira eficiente na ajuda do trabalho mesmo quando os filhos começaram a aparecer.
    No parto de Fernando, em 30 de agosto de 1920, Alice passou muito mal, com infecção puerperal que obrigou sua remoção para São Paulo, centro de maiores recursos.
    Foi internada na Casa de Saúde Santa Catarina onde permaneceu por alguns meses, surgindo nessa ocasião a admiração e amizade de Armando pelas irmãs dessa ordem religiosa que perdurou por toda sua vida: influenciadas por ele, abriram no Rio de Janeiro a Casa de Saúde São José.
    Nesta altura já havia em Armando Aguinaga a determinação de voltar para o Rio de Janeiro. Com as economias conseguidas na clinica comprara uma fazenda, o Fachinal, constituída por mata formada por arvores de madeira de lei. Montou uma serraria e o dinheiro ganho permitiu-lhe comprar terreno barato, em um bairro que era só areal e mais tarde seria Copacabana.
    Vende sua fazenda em Lençóis para seu administrador Plínio Casale e muda-se com a família para a casa que mandara construir e que ainda não se encontrava de todo pronta, na Rua Nossa Senhora de Copacabana, nº 719.
    Foi gesto de coragem, iniciar nova carreira médica em grande centro, já com família numerosa.
    Neste inicio foi necessário levar vida modesta para que suas economias pudessem durar o máximo.
    Instalou consultório na Rua da Assembléia, nº 29, em um primeiro andar e começou a trabalhar gratuitamente no Hospital da Gambôa, que representava o que havia de melhor em serviços médicos.
    Estava lançado o desafio. Armando Aguinaga atira-se ao trabalho com fervor e dedicação que iriam fazer dele um dos médicos de maior proeminência na profissão e na especialidade durante toda sua vida, tornando-se paradigma de honra e dignidade.
    Tiveram nove filhos:
      V - 1 - Dalva d'Avila Aguinaga, casada com Donald de Azambuja Lowndes.
      V - 2 - Haroldo Aguinaga, casado com Laura Ribeiro de Assis.
      V - 3 - Helio Aguinaga, casado com Marilia Izabel Pedroza.
      V - 4 - Armando d'Avila Aguinaga, falecido menor.
      V - 5 - Fernando Aguinaga, casado com Claudine Bryant.
      V - 6 - Sergio d'Avila Aguinaga, casado com Moema Catarina Olivera Oliveras.
      V - 7 - Maria Aguinaga casada com Otavio Lima e Silva de Moraes.
      V - 8 - Marcelo Ávila Aguinaga, casado com Elizabeth Leite Wetzel.
      V - 9 - Vera Marina Aguinaga casada com Silvio Potsch.

    Sexta descendência (VI):
    V - 1 - Dalva d'Avila Aguinaga nasceu em Lençóis, SP, em 4-12-1912 e casou-se com Donald de Azambuja Lowndes, Oficial Mar, banqueiro em 8-9-1931, no Rio, filho de Vivian Lowndes e Alexina Cândida de Azambuja. Ambos já falecidos.
    Tiveram 4 filhos :
      VI - 1 - Lílian Aguinaga Lowndes nasceu em Londres, Inglaterra em 4-7-1932 e casou-se em Petrópolis, com Francisco Antonio Pacheco de Abreu Teixeira, nascido em Vianna do Castelo, Portugal, em 19-8-1930, filho de Diogo de Abreu Teixeira Junior e de Maria do Céu Cirne Rodrigues Pacheco.
      VI - 2 - Daisy Aguinaga Lowndes nasceu no Rio em 1-11-1933 e casou-se no Rio com Miguel Maria Garcia Dale em 10-4-1953, filho de Guilherme Dale e de Luiza Correia Dias Garcia.
      VI - 3 - Ronaldo Aguinaga Lowndes nasceu no Rio em 30-12-1938 e casou-se no Rio com Marie Louise Reed (divorciado) filha de John Reed e de Zelia Teixeira Leite de Lemos e em 2o casamento com Ângela Zimbard e 3o casamento com Ângela Suard, filha de Alexandre Suard e Sulamita Suard.
      VI - 4 - Mônica Aguinaga Lowndes nasceu no Rio em 4-5-1942 e casou-se no Rio com Cornélio de Souza Pinto, nascido em Santa Rita de Passa Quatro, SP, em 20-3-1943, filho de Antonio Meireles de Souza Pinto e de Maria Luiza de Souza Pinto.

    V - 2 - Haroldo Aguinaga nasceu em Lençóis, SP, em 25-5-1914 e faleceu em 1-6-1952, casou-se no Rio com Laura Ribeiro de Assis, nascida em São João del Rei, MG, falecida em 11-8-2000, filha do Marechal Dilermano Candido de Assis e de Ana Emilia Sólon Ribeiro de Assis.
    Tiveram três filhos:
      VI - 1 - Armando de Assis Aguinaga nasceu no Rio em 13-5-1939 e faleceu menor.
      VI - 2 - Roberto Aguinaga, nasceu no Rio em 19-11-1940, solteiro. VI - 3 - Wanda Aguinaga nasceu no Rio em 26-10-1944 e casou-se em 27-11-1965 no Rio, com Eduardo Jorge Cardoso Santos, falecido em 1986, filho de Eduardo Cardoso Santos e de Maria da Conceição.

    V - 3 - Helio Aguinaga nasceu em Lençóis, SP, em 8-6-1916 e casou-se no Rio com Marilia Izabel Pedroza, nascida no Rio 31-3-1924, filha de Raul Gomes Pedroza e de Olga-Mary Sassetti Noelner. Tiveram sete filhos:
      VI - 1 - Lia Pedroza Aguinaga nasceu no Rio em 19-6-1947 e casou-se no Rio em 8-9-1967 com Paulo Roberto Junqueira Kropsch, filho de Paul Kropsch e Maria Alexandrina Diniz Junqueira.
      VI - 2 - Raul Pedroza Aguinaga nasceu no Rio em 16-5-1950 e casou-se no Rio com Joanita Soares de Sampaio Geyer em 14-4-1971 (desquitados) filha de Paulo Fontainha Geyer e Maria Cecília Soares de Sampaio e em 2o casamento com Taciana Índio da Costa nascida em 4-7-1961 filha de Luiz Felippe Índio da Costa e Marly Azevedo Lopes Índio da Costa.
      VI - 3 - Beatriz Pedroza Aguinaga nasceu no Rio em 10-1-1952 e casou-se com Piero Bondi nascido em Ravena, Itália, em 8-6-1928, filho de Ugo Bondi e Maria Cortezi Bondi.
      VI - 4 - Marcos Pedroza Aguinaga nasceu em 5-5-1955, faleceu menor.
      VI - 5 - Carlos Pedroza Aguinaga nasceu no Rio em 6-4-1957 e casou-se em Nova York, Estados Unidos, com Maria Christina Bueno em 31-1-1981, filha do Embaixador Carlos Antonio Bettencourt Bueno e Alice Pittaluga.
      VI - 6 - Paulo Pedroza Aguinaga nasceu no Rio em 13-8-1958 e casou-se em Petrópolis em 4-5-1985 com Matilde de Carvalho, filha de Arlindo de Carvalho e Etelvina Gomes de Oliveira.
      VI - 7 - Stella Pedroza Aguinaga nasceu no Rio em 2-11-1962 e casou-se no civil, nos Estados Unidos e no religioso no Rio em 22 de junho de 1996, com Scott Joseph Bialous, filho de Walter S. Bialous e Valerie F. Bialous.

    V - 4 - Armando d'Avila Aguinaga nasceu em Lençóis, SP, em 10-6-1918, faleceu menor.
    V - 5 - Fernando Aguinaga nasceu em Lençóis, SP, em 30-8-1920 e casou-se em Nova York, Estados Unidos em 1-2-1946 com Claudine Bryant, nascida em Gadsden, Estados Unidos, filha de Claude Hershal Bryant e Myrtle Wood.
    Tiveram dois filhos:
      VI - 1 - Ronaldo David Aguinaga nasceu em NovaYork, Estados Unidos, em 19-9-1947, casou-se em 25-4-1982 em Manchester, Inglaterra, com Daise Dergo Coelho.
      VI - 2 - Pedro de Aguinaga nasceu no Rio em 29-2-1950 casou-se com Monique Evans.

    V - 6 - Sergio d'Avila Aguinaga nasceu no Rio em 19-6-1922 e casou-se no Rio em 17-1-1948 com Moema Catarina Olivera Oliveras, nascida no Rio em 26-10-1923, filha de Petronilo Oliveras Prata e de Moema Sergio de Olivera
    Tiveram quatro filhos:
      VI - 1 - Marisa Aguinaga nasceu em Boston, Estados Unidos, em 20-3-1949 e casou-se no Rio em 27-6-1972 com Cláudio Maia Dallalana nascido no Rio 7-4-1949, filho de Leorys Maia Dallalana e de Leila Guedes Nogueira Dallalana.
      VI - 2 - Ricardo Aguinaga nasceu no Rio em 12-5-1951 e faleceu em 20-5-1975.
      VI - 3 - Denise Aguinaga nasceu no Rio em 9-11-1954 e casou-se no Rio com Ronaldo Damião, filho de Álvaro Américo Damião e Marcisa Canassa Damião.
      VI - 4 - Guilherme Aguinaga nasceu no Rio 28-5-1959, casou-se no Rio em 11-4-1992 com Valeria Vallozzoler, filha de Wilson Vallozzoler e Marina Saltran Vallozzoler.

    V - 7 - Maria Aguinaga nasceu no Rio em 12-4-1924 e casou-se no Rio em 19-9-1946 com Otavio Lima e Silva de Moraes, Oficial Mar, nascido no Rio em 12-11-1922 e faleceu em 3-6-1983. Era filho de Otavio Alexander de Moraes e Silvia de Lima e Silva.
    Tiveram quatro filhos :
      VI - 1 - Eduardo Aguinaga de Moraes nasceu no Rio em 22-9-1947 e casou-se em 30-5-1975 com Vera Maria Oliveira, filha de Eduardo de Oliveira e Dalva Pinto de Oliveira.
      VI - 2 - Marcio Aguinaga de Moraes nasceu no Rio em 10-12-1948 casou-se com Isabela de Lima em 11-1-1979, filha de Otavio Augusto de Lima e Amancy Queiroz de Lima.
      VI - 3 - Maura Aguinaga de Moraes nasceu no Rio em 5-10-1950 e casou-se no Rio em 3-10 com Roberto de Freitas Spielmann, (desquitados) filho de Pedro Spielmann e Suzana Freitas.
      VI - 4 - Mauricio Aguinaga de Moraes nasceu em Bethesda, Estados Unidos em 2-7-1956 e casou-se com Regina Hanszmann, filha de Mauricio Paes Hanszmann e Amélia Marques Hanszmann.


    V - 8 - Marcelo Ávila Aguinaga nasceu no Rio em 10-6-1928, faleceu 25-5-2006; casou-se com Elisabeth Leite Wetzel, em 19-3-1955, (desquitados) nascida em Pelotas, RGS, em 30-9-1929, filha de Georges Lewis Wetzel e Maria Echenique Leite.
    Tiveram cinco filhos:
      VI - 1 - André Wetzel Aguinaga nasceu no Rio em 20-7-1957 e casou-se em 29-9-1990 com Maria Tereza Campos da Costa e Silva nascida em 04-08-1959, filha de Alexandre Campos da Costa e Silva e Teresinha de Jesus Santos da Costa e Silva.
      VI - 2 - Alda Wetzel Aguinaga nasceu no Rio em 10-8-1958, solteira.
      VI - 3 - Alexandre Wetzel Aguinaga nasceu no Rio em 26-1-1960 e casou-se 29-10-1994 com Rachel Sabbagh nascida em 06-04-1965, filha de Albert Sabbagh e Mirelle Sabbagh.
      VI - 4 - Adriana Wetzel Aguinaga nasceu no Rio em 9-5-1961 e casou-se 18-1-1981 com Steven Allen Slater nascido em 03-11-1957, filho de Robert Allen Slater e Eileen Marie Slater.
      VI - 5 - Aline Wetzel Aguinaga nasceu no Rio em 12-2-1967, solteira.

    Marcelo Ávila Aguinaga e Neuza Maria Ferreira tiveram dois filhos:
      VI - 1 - Andréa Ferreira Aguinaga nasceu no Rio em 18-5-1973 e casou-se com Daniel Laucas, filho de Marco Túlio Laucas e Fátima Pereira Borges.
      VI - 2 - Alan Ferreira Aguinaga nasceu no Rio em 31-1-1977, solteiro.

    V - 9 - Vera Marina Aguinaga nasceu no Rio em 16-1-1933 e casou-se com Silvio Potsch nascido em 9-6-1923, (falecido) filho do Prof. Waldemiro Potsch e Noemia Funari Potsch.
    Tiveram três filhos:
      VI - 1 - Cláudio Aguinaga Potsch nasceu no Rio em 10-1-1954, solteiro.
      VI - 2 - Ângela Aguinaga Potsch nasceu no Rio em 19-5-1955, solteira.
      VI - 3 - Alice Aguinaga Potsch nasceu no Rio 19-4-1958 e casou-se em 31-7-1981 com Rogério Junqueira Xavier nascido em 20-03-1957, filho de Ruy Ferreira Xavier e Déa Lustosa Junqueira Xavier.

    Sétima Descendência (VII):
    VI - Lílian - Francisco Antonio de Abreu Teixeira
      VII - 1 - Claudia Lowndes de Abreu Teixeira, nasceu no Rio em 8-9-1955 e casou-se em Petrópolis em 25-11-1978 com João Miguel Couto dos Santos Castel-Branco, filho de Alberto Hugo Pimenta Castel-Branco e Maria Laura Eulalia Navarro Couto dos Santos.
      VII - 2 - Marta Lowndes de Abreu Teixeira, nasceu no Rio em 13-3-1958 e casou-se em Porto, Portugal, 26-8-1983 com Antonio Francisco Ferreira Lucena de Faria, filho de Antonio Gonçalves de Faria e Maria da Glória Ferreira Lucena de Faria.
      VII - 3 - Luiza Lowndes de Abreu Teixeira nasceu no Rio 9-1-1961 e casou-se em 3-10-1986 com Eduardo Junqueira da Motta Luiz, filho de Heráclito da Motta Luiz e Lucia Junqueira Motta Luiz.

    VI - Daisy - Miguel Maria Garcia Dale
      VII - 1- Miguel Lowndes Dale nasceu no Rio em 24-1-1954 e casou-se em 26-5-1983 com Renata Reisen,(desquitados) filha de Joé Raisen e Liliana Almeida Raisen, no Rio, e em 2º casamento com Liliane Carvalho Rocha.
      VII - 2 - Marcia Lowndes Dale nasceu no Rio em 8-2-1955 casou-se com Rogério Cabral de Menezes nascido em 5-11-1953, filho de Edgard Cabral de Menezes e Maria Christina Espindula.
      VII - 3 - Carlos Lowndes Dale nasceu no Rio em 28-10-1956 e casou-se em 5-5-1981 com Luciana Ribemboim, filha de Mario Ribemboim e Solange Ribemboim.
      VII - 4 - Gisela Lowndes Dale nasceu no Rio 22-12-1960 casou-se com Marco Antonio Carvalho Lage, filho de José Carvalho Lage e Maria Emilia Andrade Lage.
      VII - 5 - Paulo Lowndes Dale nasceu no Rio em 19-3-1970 casou-se com Giuliana Chiara nascida em 7-4-1989, filha de Francisco Chiara e Sonia Penna Chiara, falecida.

    VI - Ronaldo - Marie Louise Reed
      VII - 1 - Andréa Lowndes nasceu no Rio em 26-4-1965 casou-se no Rio com Leopoldo Saînz de la Meza.

    VI - Ronaldo - Ângela Zimbardi - 2o casamento
      VII - 2 - Rodrigo Lowndes nasceu no Rio em 1-7-1969, casou-se com Zingara, filha de Yuli e Hellen.
      VII - 3 - Renata Lowndes nasceu no Rio em 27-8-1970
      VII - 4 - Rodolfo Lowndes nasceu no Rio em 7 -6-1973, solteiro.

    VI - Mônica - Cornelio de Souza Pinto
      VII - 1 - Patricia Lowndes de Souza Pinto nasceu em São Paulo, em 8-3-1964, casou-se em São Paulo com Roberto Toledo Pisa Riscala dia 28-4-1990, filho de Fares Riscala e Vera Toledo Pisa Riscala.
      VII - 2 - Beatriz Lowndes de Souza Pinto nasceu em São Paulo em 4-12-1966 casou-se em São Paulo com Marcos de Camargo e Silva no dia 24-11-1990, filho de José Cleantho de Camargo e Silva e Hinara Macedo de Camargo e Silva.
      VII - 3 - Gabriel Lowndes de Souza Pinto nasceu em S.Paulo, em 19-9-1968, casou-se no Rio com Flavia Rezende Lopes no dia 2-10-1999, filha Sergio Rezende Lopes e Maria Lucia Lopes.
      VII - 4 - Armando Aguinaga Lowndes de Souza Pinto nasceu em São Paulo em 9-7-1974 casou-se com Ana Maria Felice Bastos no dia 15-11-2001, em São Paulo, filha de Carlos Eduardo de Souza Bastos e Lucia Helena Felice Bastos.

    VI - Wanda - Eduardo Jorge Cardoso Santos.
      VII - 1 - Ana Aguinaga Cardoso Santos nasceu no Rio em 7-5-1966 casou-se em 18-12-1987, em Belo Horizonte, Minas Gerais, com Michael George Morrey (divorciada) e em 2o casamento em 31-12-1997, em Olimpia, Estados Unidos, com Frank Casey.
      VII - 2 - Andréa Aguinaga Cardoso Santos nasceu no Rio em 19-9-1967 e casou-se em 23-9-1995, em Belo Horizonte, Minas Gerais, com Jesus Germano da Silva.


    VI - Lia - Paulo Junqueira Kropsch.
      VII - 1 - Gabriel Junqueira Kropsch nasceu no Rio em 7-4-1973, solteiro.
      VII - 2 - Izabel Junqueira Kropsch nasceu no Rio em 12-7-1975 e casou-se em 13-4-2003 com Fernando Peterson Magnago nascido em 16-6-1970, filho de Narciso Magnago e Dolores Guignoni Magnago.

    VI - Raul - Joanita Soares de Sampaio Geyer.
      VII - 1 - Joana Geyer Aguinaga nasceu no Rio em 17-2-1972 e casou-se com Átila Veiga, nascido no Rio em 30-9-1978, filho de Antonio Francisco da Veiga e Maria Izolina da Veiga.
      VII - 2 - Raphael Geyer Aguinaga nasceu no Rio em 17-5-1973, solteiro
      VII - 3 - Alberto Geyer Aguinaga nasceu no Rio em 8-1-1975, solteiro
      VII - 4 - Raul Geyer Aguinaga nasceu no Rio em 6-3-1977, solteiro
      VII - 5 - Santuzza Geyer Aguinaga nasceu no Rio em 26-9-1979, solteira.

    VI - Raul - Taciana Índio da Costa - 2o casamento
      VII - 6 - Victória Índio da Costa Aguinaga nasceu no Rio em 21-8-1996
      VII - 7 - Eduarda Índio da Costa Aguinaga nasceu no Rio em 22-2-2000
      VII - 8 - Letícia Índio da Costa Aguinaga nasceu no Rio em 18-9-2002

    VI - Carlos - Maria Christina Bueno
      VII - 1 - Daniel nasceu em Nova York, Estados Unidos, em 26-12-1985
      VII - 2 - Antonio nasceu em Nova York, Estados Unidos, em 2-6-1988
      VII - 3 - Sophia nasceu em Nova York, Estados Unidos, em 6-3-1990

    VI - Paulo - Matilde de Carvalho
      VII - 1 - Felipe nasceu no Rio em 30-7-1986
      VII - 2 - Marcela nasceu no Rio em 22-5-1989
      VII - 3 - Luisa nasceu em Petrópolis em 21-3-2001

    VI - Stella - Scott Joseph Bialous
      VII - 1 - Joseph nasceu em S. Francisco, Estados Unidos, em 8-8-1999
      VII - 2 - Julian nasceu em S. Francisco, Estados Unidos, em 19-11-2001

    VI - Ronaldo - Daise Dergo Coelho
      VII - 1 - Iuri Coelho Aguinaga nasceu em Mancherter, Inglaterra, em 7-4-1987
      VII - 2 - Isabella Coelho Aguinaga nasceu em Manchester, Inglaterra, em 22-5-1988

    VI - Pedro - Monique Evans
      VII - 1 - Armando de Aguinaga nasceu em 18-6-1978, no Rio

    VI - Marisa - Cláudio Maia Dallalana
      VII-1- Leonardo, nasceu em 8-12-1973, no Rio
      VII-2- Alexandre nasceu em 21-11-1977, no Rio

    VI - Denise - Ronaldo Damião
      VII - 1 - Juliana nasceu em 16-1-1984, no Rio VII - 2 - Gabriela nasceu em 7-10-1985, no Rio

    VI - Eduardo - Vera Maria Oliveira
      VII - 1 - Gustavo nasceu no Rio em 19-4-1978
      VII - 2 - Guilherme nasceu no Rio em 17-4-1980

    VI - Marcio - Isabela de Lima
      VII - 1 - Victor nasceu no Rio em 29-8-1983

    VI - Maura - Roberto de Freitas Spielmann
      VII - 1 - Bernardo nasceu em Nova York, Estados Unidos em 18-1-1984.
      VII - 2 - Cíntia nasceu no Rio em 25-4-1988.

    VI - Mauricio - Regina Hanszmann
      VII-1- Alessandra nasceu no Rio em 27-7-1983
      VII- 2- Letícia nasceu no Rio em 1-3-1985

    VI - André - Maria Lúcia Correia Duarte
      VII - 1 - Carolina Duarte Aguinaga nasceu no Rio em 30-12-1987

      VI - André - Maria Tereza Campos da Costa e Silva
      VII - 2 - Pedro Henrique da Costa e Silva Aguinaga nasceu no Rio em 05-07-1996.

    VI - Alexandre - Rachel Sabbagh
      VII - 1 - Alberto Sabbagh Aguinaga nasceu no Rio em 27-05-1996
      VII - 2 - Bernardo Sabbagh Aguinaga nasceu no Rio em 22-03-1998

    VI - Adriana - Steven Allen Slater
      VII - 1 - Tatiana Aguinaga Slater nasceu em Long Beach, Estados Unidos em 16-04-1986
      VII - 2 - Nicholas Aguinaga Slater nasceu em Long Beach, Estados Unidos em 25-10-1988

    VI - Andréa - Daniel Laucas
      VII - 1 - Marina nasceu no Rio em 29-1-2004

    VI - Alice - Rogério Junqueira Xavier
      VII - 1 - Rafael Potsch Junqueira Xavier nasceu em 14-9-1985, no Rio
      VII - 2 - Karina Potsch Junqueira Xavier nasceu em 10-4-1989, no Rio

    Oitava Descendência (VIII):
    VII - Cláudia - João Miguel Couto dos Santos Castel-Branco
      VIII - 1 - Francisco Miguel Lowndes de Abreu Teixeira Castel-Branco nasceu em 27-6-1981, São Paulo.
      VIII - 2 - João Pedro Lowndes de Abreu Teixeira Castel-Branco nasceu em 11-6-1983, no Rio

    VII - Marta - Antonio Francisco Ferreira Lucena de Faria
      VIII - 1 - Catarina Lowndes de Abreu Teixeira Lucena de Faria nasceu em Lisboa, Portugal, em 1-2-1990
      VIII - 2 - Francisca Lowndes de Abreu Teixeira Lucena de Faria nasceu em 19-6-1996, no Rio.

    VII - Luiza - Eduardo Junqueira da Motta Luiz
      VIII - 1 - Sofia Lowndes de Abreu Teixeira Junqueira da Motta Luiz nasceu em 13-7-1988, São Paulo
      VIII - 2 - Paula Lowndes de Abreu Teixeira Junqueira da Motta Luiz nasceu em 22-8-1989, Ribeirão Preto, São Paulo

    VII - Miguel - Renata Reisen
      VIII - 1 - Ricardo Raisen Lowndes Dale nasceu em Toledo, Estados Unidos, em 21-5-1989
      VIII - 2 - Guilherme Raisen Lowndes Dale, nasceu em 4-1-1991, no Rio

    VII - Márcia - Rogério Cabral de Menezes
      VIII - 1 - Bruno nasceu em 15-5-1981, no Rio
      VIII - 2 - Pedro nasceu em 4-2-1983, no Rio

    VII - Carlos - Luciana Ribemboim
      VIII - 1 - Felipe nasceu no 2-4-1983, no Rio
      VIII - 2 - Juliana nasceu em 13-6-1985, no Rio
      VIII - 3 - Leonardo nasceu em 19-12-1987, no Rio

    VII - Gisela - Marco Antonio Carvalho Lage
      VIII - 1 - Priscila nasceu 26 -7-1981, no Rio.
      VIII - 2 - Eduardo nasceu em 3-6-1983, no Rio

    VII - Andrea - Leopoldo Saînz de la Meza
      VIII - 1 - Louisa nasceu em 20-6-1995, no Rio
      VIII - 2 - Inês nasceu em 19-11-1998, no Rio

    VII - Rodrigo - Zingara
      VIII - 1 - Gilvanna nasceu em 22-9-2000, em Nova York, Estados Unidos
      VIII - 2 - André nasceu em 6-8-2002, em Nova York, Estados Unidos.

    VII - Patrícia - Roberto Toledo Pisa Riscala
      VIII - 1 - Maria Eugenia nasceu em 13-2-1993, em São Paulo
      VIII - 2 - Maria Fernanda nasceu em 5-4-2002, em São Paulo

    VII - Beatriz - Marcos de Camargo e Silva
      VIII - 1 - Julia nasceu no 11-11-1994, em São Paulo
      VIII - 2 - André nasceu no dia 13-12-2002, em São Paulo

    VII - Andrea - Jesus Germano da Silva
      VIII - 1 - Laura Aguinaga Germano nasceu em 22-2-1996, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

    VII - Joana - Átila Veiga
      VIII - 1 - Valentina nasceu no Rio em 3-1-2004.